Falar sobre suicídio ainda é tabu, ainda é desconfortável e incômodo. Isto é um dos motivos que fazem com que o número de casos possa não ser tão verdadeiro. O número de registros de suicídios e de tentativas de suicídio deveria ser maior, o que poderia trazer maior participação do Estado em projetos para atender este público.

 

Mesmo com um número de casos ainda escondido, o número ainda é muito grande. Por isso é importante que se FALE SOBRE SUICÍDIO! O assunto tem que estar próximo, deve ser conversado com todos e em qualquer ambiente, como outros assuntos que também são importantes para a sociedade.

Um motivo que levam as pessoas a não gostarem de falar sobre suicídio é a falta de informação sobre ele, somente conversando com outras pessoas e pesquisando que se pode melhorar isso.

O SUICÍDIO acontece quando a pessoa faz algo com a intenção de tirar a própria vida e consegue. Uma pesquisa mostrou que em uma sala com 10 pessoas, 3 já pensaram em tirar a própria vida. Neste caso, são pessoas que possuem IDEAÇÃO SUICIDA, quando já pensaram em tirar a própria vida ou já planejaram como fazer. Todas as pessoas que já tentaram tirar a própria vida são chamadas SUICIDAS EM POTENCIAL, porque podem tentar novamente.

Em todo o mundo, mais de 800 mil pessoas tiram a própria vida por ano. No Brasil, a cada uma hora, um indivíduo é tomado pela dor e decide que o melhor a se fazer ou que sua única saída é deixar de viver e assim já chega a 11 mil casos de suicídio por ano.

Por isto que é tão importante que se FALE SOBRE SUICÍDIO! O suicídio não é feito por quem tem coragem, não é feito por quem é covarde, não é falta de Deus, não é feito por quem quer chamar a atenção e também não é feito por quem não gosta de viver. 

A pessoa que pensa em tirar a própria vida não consegue mais encontrar outra forma de resolver tudo que ela está passando, é como se fosse sua última saída. Não julgue, escute o que a pessoa tem a dizer, abrace-a, você pode fazer a diferença na vida dela.

 

Todo o mês de setembro acontece no mundo ações para chamar a atenção das pessoas para a PREVENÇÃO DO SUICÍDIO. Diversos órgãos e institutos realizam atividades para as pessoas que já tentaram tirar a própria vida, para pessoas que já sofreram com um caso de suicídio e também para pessoas que querem saber mais sobre o assunto e como ajudar.

O mês de setembro foi escolhido por dia 10 de setembro ser o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. A cor Amarela foi escolhida por significar vida, alegria e luz, exatamente o que se quer com a campanha, que é levar a vida para aqueles que pensam em desistir, levar a alegria para os momentos de tristeza e luz para momentos de escuridão.

As principais atividades realizadas pelo Setembro Amarelo no Brasil são feitas pelo Centro de Valorização da Vida – CVV, que atua na prevenção ao suicídio desde 1962.  Entre as ações realizadas estão: caminhadas, passeios ciclísticos, passeios de motos e atendimentos em vários locais públicos pelas cidades do Brasil e a iluminação amarela de monumentos, como Cristo Redentor no Rio de Janeiro/RJ, o Congresso Nacional e a ponte Juscelino Kubitschek em Brasília/DF, o estádio Beira Rio em Porto Alegre/RS, a Catedral e o Paço Municipal de Fortaleza/CE, Ponte Anita Garibaldi em Laguna/SC, e o Palácio Campo das Princesas em Recife/PE

.

  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Instagram Icon
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now