top of page

atualidades

Buscar
  • Foto do escritorSobre[viver] Prevenção e Posvenção

Janeiro Branco - 2019

JANEIRO BRANCO – SOBREVIVER

Por: Carolina Giusti - Psicóloga Clinica - CRP 06/140947


Idealizada por psicólogos mineiros, a Campanha Janeiro Branco teve seu início no ano de 2014 em Uberlândia, compreendendo inicialmente atividades objetivas e pontuais envoltas à temática da saúde mental. As três primeiras edições ainda se mantiveram no formato inicial, concentrada na cidade de Minas Gerais por estudantes e psicólogos. Somente a partir de 2017, com o aumento da acessibilidade do público a internet e redes sociais, que sua visibilidade passou a atingir proporção nacional, tendo adesão a atividades específicas à campanha em várias cidades do Brasil. Os tipos de atividades também foram mais diversificados, realizados nos mais diferentes ambientes públicos e privados, além de passar a contar com a participação de profissionais de diversas aéreas.


O mês de janeiro foi escolhido de forma providencial pelos idealizadores da campanha, elegendo-o por entenderem que a introspecção gerada pelo início do ano poderia ser decisivo no início ou adesão ao tratamento como parte do planejamento para o ano novo. Sempre com atividades que enfoquem a saúde mental, as campanhas tem como foco a conscientização da população acerca da prevenção por meio do acesso a informações pertinentes a temática.


O enfoque na prevenção aos transtornos mentais vai de encontro as estatísticas apresentadas sempre de forma crescente as taxas de depressão, ansiedade e suicídio diagnosticadas, o que tende a ter seus números significativamente ampliados se refletirmos sobre os casos que não possuem diagnósticos fechados pelas mais diferentes razões, como a dificuldade de acesso a saúde pública de qualidade, baixo número de profissionais qualificados, os tabu que acompanham os transtornos mentais e mesmo a complexidade do processo de fechamento de um diagnóstico psíquico.


Dentre todos os objetivos da Campanha Janeiro Branco, destacam-se a intencionalidade em associar o mês de janeiro aos cuidados a saúde mental para que estes passem a fazer parte da programação anual, destacar a temática nacionalmente durante os primeiros 31 dias do ano e incentivar a prevenção por meio do acesso a informações e a reflexão sobre estas.


Qualquer pessoa que se sinta motivado e capacitado por idealizar e executar uma Campanha Janeiro Branco, mesmo que com simples ações, como distribuição de panfletos que o próprio site da campanha disponibiliza para download gratuitamente e outras materiais, confecção e distribuição de fitas brancas, além de palestras, cursos e qualquer atividade que possa orientar e transferir conhecimentos a respeito da saúde mental. As ações e atividades podem parecer simples e pequenas, mas certamente poderão fazer a diferença na vida de alguém.


Visto que a Organização Mundial da Saúde (OMS) conceitua a saúde para além da ausência de doença, e sim enquanto sendo um completo bem-estar físico, mental e social, torna-se impossível estar saudável ao negligenciar algum destes âmbitos. Porém, a saúde mental costuma ser deixada de lado por estar cercada por diversos mitos e tabus. A importância da disseminação de informações na prevenção está principalmente em erradicar estes para que as pessoas compreendam a necessidade de cuidar da sua saúde mental da mesma maneira que cuida da sua saúde física.


São muitos os estigmas e mitos, sendo que os mais comuns incluem a concepção que os transtornos mentais são sinônimos de loucura ou de fraqueza, que depressão e tristeza são iguais e dependem da força de vontade das pessoas em alterar o quadro, que pessoas com transtornos mentais nunca poderão ter uma vida normal, entre muitas outras.


A Campanha Janeiro Branco incentiva a divulgação de informações que visem desmistificar os transtornos mentais para que as pessoas possam se sentir à vontade em cuidar de sua saúde mental enquanto atitude preventiva, iniciar seu tratamento apropriado precocemente e ter assim melhora do seu quadro com mais rapidez e eficácia, além da obtenção de qualidade de vida.


A prevenção sempre é a melhor opção!


E você, como tem cuidado da sua saúde mental?


Para maiores informações sobre a Campanha Janeiro Branco e download de materias, acesso o site oficial:

www.janeirobranco.com.br





35 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Online

Fale com a gente

bottom of page