top of page

atualidades

Buscar
  • Foto do escritorSobre[viver] Prevenção e Posvenção

As Cores da Saúde - Os meses e suas cores


 

Devido ao tamanho sucesso que a campanha Outubro Rosa apresentou, além da aderência que a mesma teve não somente pela população, mas também por diversas empresas, entidades e instituições por meios dos mais diversos veículos de comunicação, o Ministério da Saúde foi aos poucos aceitado e apoiando outras campanhas preventivas com o mesmo formato do Outubro Rosa, de modo que conseguissem chamar a atenção da população em geral para outras causas da mesma importância, como por exemplo o Novembro Azul com a conscientização da população masculina no combate ao câncer de próstata. 


Apesar da aprovação e apoio do Ministério da Saúde, as campanhas coloridas são realizadas por diferentes instituições relacionadas especificamente ao tema, o que justifica o fato de haver mais de uma campanha no mesmo mês, como é o caso do mês de fevereiro que conta com a cor roxa para a conscientização do Lúpus e da Doença de Alzheimer, e também laranja para a conscientização de Leucemia. 


Além disso, outro fator que acarreta pela não centralização de um órgão responsável pela criação da campanha, é o fator que algumas cores acabam por se repetir em diferentes temáticas, como é o caso do amarelo que é emblema de três campanhas, escolhido por diferentes como motivos. O laço amarelo representa a violência no trânsito no mês de maio por ser a cor do sinal semafórico que significa atenção, representa também a luta e prevenção das hepatites virais em julho por ser uma cor sintomática da doenças, e por fim ilustra a prevenção e posvenção do suicídio no mês de setembro por simbolizar vida e alegria. 


Independente da cor escolhida para a temática, o simbolo é sempre o mesmo, um laço que tem por intuito um lembrete de compromisso com a causa, onde todos os integrantes da população tem participação com o mesmo nível de importância, seja ela qual for. A disseminação de informação ou mesmo o compartilhamento a respeito das campanhas podem ser vistas como ações simples perto da atenção que as problemáticas exigem, mas já ajudam muito a tornar o assunto mais próximo a realidade de todos. 

         

O principal intuito de todas as campanhas é a conscientização de modo geral da população para a prevenção das doenças através da promoção da saúde. Trazer para debate popular temas que são tabus ou que ainda geram preconceito e medo, como no caso do Janeiro Branco que incentiva o cuidado com a saúde mental ou mesmo o Dezembro Vermelho que reafirma a necessidade da prevenir a AIDS, é a melhor forma de conscientizar as pessoas do cuidado que precisam ter sua a sua saúde. 


Acreditando na importância das campanhas e também na necessidade de empoderar a sociedade por meio da propagação de informação, o Sobreviver apoia todas a formas de campanhas que busquem a saúde e o cuidado com a vida, independente da cor e da causa. Desta forma, o Sobreviver desenvolveu uma tabela orientativa sobre as cores, o mês específico e sua respectiva causa, para que as pessoas possam se informar e assim buscarem maiores informações sobre as campanhas que lhe interessarem e suas ações.


Fontes:

http://sites.unicentro.br/wp/petfisica/

http://www.saude.ce.gov.br/

107 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Online

Fale com a gente

bottom of page